Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
O curso de Especialização em Engenharia de Negócios (MBA) do Instituto Mauá de Tecnologia contempla, a profundidade e a robustez dos métodos quantitativos com a elegância da gestão de negócios, aplicados na tomada de decisões corporativas estruturadas.
Em conformidade com o DNA de uma das mais tradicionais escolas de engenharia do País, a Mauá criou um curso pioneiro que oferece vivências acadêmicas e práticas que possibilitam sólida formação teórica e experiência em engenharia de gestão de negócios.
Os três módulos, de 120 horas cada, que compõem a Especialização em Engenharia de Negócios são: Empreendedorismo de Alto Impacto (120 horas), Fatores de ESG - Environmental, Social and Corporate Governance (120 horas) e Finanças Disruptivas (120 horas).
Diferencial
O participante será exposto a uma gama de aplicações que possibilitam um desafiador mergulho numa atmosfera prática e intelectual interdisciplinar sem fronteiras, estimulados a alterar, construir e gerenciar os mais diversos processos que envolvem construção de negócios e tomada de decisões com o apoio de métodos quantitativos.
Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para decisões complexas.
Novas tecnologias corporativas são contempladas no programa, dentre elas: ICO (Initial Coin Offering), crowdfunding, P2P e P2B Lending, DLT (Distributed Ledger Tecnology), Robo Advisor, RegTech (Regulatory Technology), Sandbox regulatório, Fintechs, estratégias net zero, mitigação de greenwashing, tokenização, stablecoins, CBDC (central bank digital currencies), DeFi, Ransomware, cybersecurity.
Público-alvo
Engenheiros, administradores, economistas, contadores, matemáticos, físicos, químicos, gestores, consultores e profissionais interessados no desenvolvimento e gestão de negócios com soluções estruturadas e fundamentadas em robustas metodologias quantitativas.
Carga Horária
360Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Até 22 de maio R$ 1.335,00
Até 20 de junho R$ 1.420,00
Até 20 de julho R$ 1.510,00
Após 20 de julho R$ 1.780,00
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Novas tecnologias corporativas: ICO (Initial Coin Offering), crowdfunding, P2P e P2B Lending, DLT (Distributed Ledger Tecnology), Robo Advisor, RegTech (Regulatory Technology), Sandbox regulatório, Fintechs, estratégias net zero, mitigação de greenwashing, tokenização, stablecoins, CBDC (central bank digital currencies), DeFi, Ransomware e cybersecurity, Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/2021) e Marco Legal da Inteligência Artificial (Projeto de Lei nº 21/2020).
Compreender os princípios do gerenciamento de projetos. Apresentar as melhores práticas e as competências necessárias ao gerenciamento de projetos de acordo com o PMI - Project Management, passando por todas as áreas de conhecimento. O treinamento será desenvolvido com suporte em estudos de casos, dinâmicas, apresentação de filmes e discussões das situações.
Esta disciplina consiste em conectar dados e decisões de negócios. O principal objetivo é elucidar aos alunos porque certas decisões precisam ser baseadas em dados. Nesta disciplina o aluno será desafiado a observar a relação dos dados em outras dimensões da sociedade, sendo abordados conceitos como privacidade de dados, impacto nas decisões e empregabilidade nas empresas e cultura digital. O aluno será capaz de alinhar os conceitos técnicos aprendidos com os objetivos de criação de valor por meio de dados, além de desenvolver habilidades para comunicação de resultados analíticos. Além disso, é objetivo dessa disciplina apresentar ferramentas com plataformas reconhecidas do mercado para a área de BI.
Métricas para mensuração da atividade econômica. Sistema financeiro, inflação, juros e câmbio. Modelos macroeconômico e microeconômico. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios. Modelagem de cenários. Instrumentos de formulação estratégica e orçamento com base nas demonstrações contábeis.
Novas economias e sua relação com o consumo: abordagens envolvendo economia circular, economia compartilhada, economia criativa, logística reversa, insumos biodegradáveis e o papel da Química Verde na viabilização de materiais mais sustentáveis. Indústria sustentável – fontes renováveis, tecnologias verdes e energia limpa: o uso de biomassa, Biotecnologia, biomateriais, energias alternativas e Química Verde na fabricação de produtos sustentáveis. Consumo consciente – Marketing Verde e consumidor consciente: o papel do consumidor e do Marketing Verde como agente de transformação da economia, no estabelecimento e fortalecimento dos elos entre desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.
Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.
Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade, principais ferramentas e design circulares. A gestão empreendedora na economia circular. Como empreender com circularidade e quais as oportunidades de empreendedorismo circular.
Quais são os processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quais são as estratégias de desenvolvimento de produtos para circularidade e desenvolvimento sustentável. Quais os tipos e configurações de cadeias de suprimentos podem implementar a economia circular. Como e quais ferramentas as empresas podem utilizar para gestão/orquestração das cadeias de suprimentos circulares.
Os conceitos de ESG / Objetivos de desenvolvimento sustentável / Sistemas de gestão / Como implementar indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas com base no (BOM) Bill of Material, dos produtos. Como preparar a organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 e a ISO TC 323.
Ecossistemas de inovação para a promoção da economia circular, desenvolvimento sustentável, para gestão de bens de uso comum e ciclos de restauração e regeneração. A Difusão das Inovações por meio de estruturas de redes e sistemas complexos adaptativos na economia circular.
Trabalha os conceitos de como tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como: Manufatura Aditiva (3D Printing) , Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Computação em Nuvem, Big Data Analytics, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Cloud Computing, entre outras podem promover a Economia Circular.
Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Conceito de Sustentabilidade: Triple Bottom Line (TBL): análises individuais e coletivas das dimensões ambiental, econômica e social do TBL. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV.
Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Conceitos de sustentabilidade e seus impactos no negócio, no marketing e no planejamento estratégico fundamentado em tendências, como por exemplo, E.S.G.
Nesta disciplina o aluno aprenderá conceitos sobre Big Data de forma prática e irá coletar, limpar e analisar grandes volumes de dados usando softwares de código aberto como Hadoop e Spark. O aluno será capaz de realizar análises de dados em larga escala, predições e gerar visualizações que darão apoio a decisões orientadas a dados, ele também entenderá os desafios de aplicar ciência em cenários reais com grandes volumes de dados.
Moeda e Estado (fiat money); inovação disruptiva; meios de pagamentos (apátrida e autônomos); peer-to-peer (P2P); cifras, chaves e assinaturas digitais; criptografia e chave pública; Sistema SWIFT x blockchain; criptocoin, govcoin, stablecoin e aplicações no sistema financeiro nacional e internacional; riscos e segurança; cyber insurance e ransomware; atuação das fintechs, narrow banking e princípios aplicáveis do BIS (Bank for International Settlements) e bancos centrais; desenvolvimento de negócios em ambiente disruptivo.
Esta disciplina consiste em desenvolver a capacidade técnica e analítica do aluno quanto a exploração de dados utilizando técnicas como KDD (knowledge-discovery in databases) e ferramentas de exploração, análise e visualização de dados para modelar e entender o ocorrido, com o intuito de extrair informações relevantes e conhecimentos dos dados e auxiliar a tomada de decisão baseado na análise do passado.
Neuromodelo decisório; métodos de modelagem estatísticos e de previsão; programação linear e dinâmica; modelos heterocedásticos, autoregressivos, multivariados (regressão por componentes principais, mínimos quadrados parciais, mínimos quadrados ponderados, Seemingly Unrelated Regression) e modelagem termodinâmica para construção e avaliação de negócios que atendem requisitos da variável “E” dos critérios de ESG.
Autovalores e autovetores; modelos de valuation; estimação do custo de capital em organizações de alto impacto; modelos de fluxo de caixa (firma e acionista) em ambiente disruptivo; valor relativo e múltiplos em fusões e aquisições (M&A); valor econômico e aspectos legais aplicáveis; intangible value (assets, brand recognition, goodwill, patentes, trademarks, copyrights, technology etc.).
Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”
Doutor na área de métodos quantitativos e informática pela FEA/USP. Possui mais de 10 anos de experiência na área de análise de dados. Atua há mais de 3 anos como cientista de dados líder na Datakron, participando de entregas de projetos de alta escala de dados nos segmentos como Telecom, energia e marketing digital.
Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.
Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.
Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011), é Mestre (2014) e Doutora (2018) em Ciências pelo Programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Tem pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e experiência profissional em pesquisa, na área de conhecimento Engenharia de Processos Biológicos, com ênfase em processos aplicados ao tratamento de águas residuárias e biorrefinarias. Atualmente é Professora e Pesquisadora no IMT.
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.
Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP. PMP - Project Management Professional pelo PMI. Mestre em Engenharia na área de Gerenciamento de Riscos em Projetos, pela POLI-USP. Professor de Gerenciamento de Projetos nos treinamentos para o exame de certificação do PMI.
Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo na área de Gestão de Operações, possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI. Pós-graduação em Administração pela ESAN (FEI) e Marketing pela ESPM. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de inovação e tecnologias de processos em operações. Possui mais de 25 anos de experiência profissional na liderança das principais áreas de operações, tais como: Gerenciamento e desenvolvimento de projetos e programas, Compras avançadas de projetos e desenvolvimento de fornecedores em multinacionais do setor automotivo. Atuou em gerenciamento de projetos da FIA/USP no projeto para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Economia.
Administradora formada na Universidade Federal do Paraná, com pós- graduação em Sustainable Systems (2012) pela The University of Queensland, mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorado em administração pela Universidade de São Paulo e pesquisadora-visitante na University of Surrey. Interesse em pesquisas sobre avaliações de impacto, abordagem sistêmica, empreendedorismo inovador e sustentabilidade. Possui mais de 13 anos de experiência em auditorias e indicadores socioambientais em diversas regiões no Brasil, Equador, Austrália e Nova Zelândia. Como consultora, atuou na gestão de projetos de planejamento territorial em riscos e desastres e laboratórios de planejamento colaborativo, além da implementação de indicadores de sustentabilidade em cadeias de fornecimento. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Senac.”
Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.
Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.