...
Início
Março de 2024
Horário

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30

Future Design

Objetivo

Compreender a importância da cultura organizacional voltada à inovação. O conceito de Zeitgeist. Aplicar processos e metodologias básicas para leitura e  interpretação de cenários futuros. Entender processos de leitura e análise de tendências. Desenvolver painéis de tendências.

Público-alvo

Profissionais graduados(as) de diversos setores que desejem adquirir, atualizar e/ou aprimorar conhecimentos relacionados a inovação, tendências e processos de future design, digital design e concept design.

Carga Horária

128

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.335,00
Até 30 de novembro R$ 1.420,00 
Até 31 de dezembro R$ 1.510,00 
Após 31 de dezembro R$ 1.780,00   

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Marcia Holland
Arquiteta e urbanista e arte-educadora com mestrado e doutorado pela USP. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Inovação do Portal de Tendências. Realizou inúmeros cursos na Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Salamanca (Espanha) e na SUNY (EUA), Inteligência Artificial pela UNICAMP (SP) e MBA em Neurociência, consumo e marketing (PUC-RS). Faz parte do grupo de pesquisa LabDesign-Mauá e InovaSign - Universidade Federal de Santa Maria. Durante 35 anos realiza projetos de tendências para empresas brasileiras e internacionais. É professora associada do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. 

Disciplinas



Case Studies em Future Design
32h
Abrir mais informações da disciplina

A análise do mundo contemporâneo. Estudos de caso. Depoimentos e cases relatados por heads internacionais. Aplicações práticas por dinâmicas e análise de resultados.

Cool Hunting
32h
Abrir mais informações da disciplina

Conceitos fundamentais do Cool Hunting. O papel do cool hunter. Análise de contextos. Os tipos de pesquisa e a validação na área de cool hunting. Processos de construção de painéis e relatórios. Elaboração do Trabalho Final do módulo.

Metodologias
32h
Abrir mais informações da disciplina

As principais metodologias para estudos futuros. A sociologia e a antropologia construindo visões e leituras interdisciplinares. Fundamentos metodológicos. A construção de indicadores, elaboração de descritores de tendências e a aplicação de ferramentas e mensuração. A construção de conceitos. Sistemas de validação.

Onboarding: Future Design
32h
Abrir mais informações da disciplina

Os fundamentos do Future Design. A cultura da inovação. O espaço multidimensional do tempo, da ciência e da tecnologia. Análise de contextos e o processo de construção de cenários futuros.

Abrir informações do corpo docente
Fah Maioli

Especialista em International Trend Analysis. vive entre Milão (Itália) e Antibes (França). Realiza projetos em Metatrends e mapeamento avançado do Zeitgeist que influencia diretamente o design de novos produtos. Com um Master em Gestione del Processo Creativo (IULM Milão), expertise em Trendsetting (IED Milão) e especialização em Design de Produto (UCS Brasil), Psicologia e Filosofia, possui sólido background teórico e prático que me permite atender grandes estúdios, indústrias e empresas mundialmente conhecidas nas áreas da Moda, Design, Food e Beauty. 

Abrir informações do corpo docente
Gil Giardelli

Estudioso do Futuro, Gil Giardelli é considerado um dos principais inovadores da Indústria Digital, fundador da Gaia Creative 5era. Realizou projetos para o Conselho Nacional da Indústria (CNI), Grupo CCR, Odebrecht, Marfrig, Petrobras, BMW Brasil, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Kenwood/De’Longhi.Além disso, o professor criou, em 2018, o MBA da Gestão da Mudança e a Transformação Digital para o Conselho Nacional da Indústria, bem como, o curso “AI Economy – A era da economia da inteligência artificial e do intangível” para a Udemy Academy e IEL Firjan, em 2019. É membro da Federação Mundial de Estudos do Futuro, em Paris e da World Future Society, em Chicago. É considerado um difusor de conceitos e atividades ligadas à inovação, sociedade em rede, colaboração humana e economia criativa. E também um estudioso de Inovação e Economia Digital.  Ainda, atua como professor, conferencista em centenas de eventos, empresas e instituições. 

Abrir informações do corpo docente
Janiene Santos

Lecture na Universidade da Pensilvânia, EUA. Especialista em comunicação com longa experiência acadêmica e também no mundo corporativo. Realiza projetos nas áreas de marketing, gestão de design, desenvolvimento de produtos e análise de tendências de consumo, fazendo a ponte entre a teoria e a prática. Com inúmeros artigos publicados, é autora do livro Zeitgeist e o Espírito do Tempo.   

Abrir informações do corpo docente
Marcia Holland

Arquiteta e urbanista e arte-educadora com mestrado e doutorado pela USP. Atualmente é Diretora de Pesquisa e Inovação do Portal de Tendências. Realizou inúmeros cursos na Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Salamanca (Espanha) e na SUNY (EUA), Inteligência Artificial pela UNICAMP (SP) e MBA em Neurociência, consumo e marketing (PUC-RS). Faz parte do grupo de pesquisa LabDesign-Mauá e InovaSign - Universidade Federal de Santa Maria. Durante 35 anos realiza projetos de tendências para empresas brasileiras e internacionais. É professora associada do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.